Publicado em: sexta-feira, 6 de maio de 2022
CEPSA QUÍMICA ADQUIRE A PARTICIPAÇÃO DA PETROBRAS NA DETEN E ELEVA SUA PRESENÇA ATÉ QUASE 98%
A Cepsa Química assinou um acordo com a Petrobras para adquirir os 27,88% que esta companhia possui na Deten. Com esta operação, a Cepsa Química S.A. aumentará sua participação na companhia química brasileira para 97,82% de suas ações. Os 2,18% restantes permanecem divididos entre pequenos acionistas.
Com esse acordo, pendente ainda de aprovação definitiva das autoridades brasileiras, a Cepsa Química quer expressar o firme compromisso que mantém com a Bahia e com o Brasil em seu conjunto.
Também, entre os planos de desenvolvimento de grupo da Cepsa Química está o impulso da fábrica da Deten, com o objetivo de converter esta unidade de produção no grande centro de produção de LAB LABSA e ALP do grupo para toda a América do Sul, um continente em plena expansão e crescimento.
A Cepsa Química tornou-se acionista da Deten em 1999. Durante estes 23 anos, a Deten contribuiu de maneira importante para formar a Cepsa Química, um dos maiores grupos químicos do mundo, presente em 16 países e quatro continentes, líder em desenvolvimento tecnológico e referência em nosso setor da química sustentável.
Sobre a Deten
A Deten fabrica e vende as principais matérias-primas para o segmento de limpeza doméstica e comercial no Brasil, sendo a única produtora nacional do Linear Alquilbenzeno (LAB), precursor do Ácido Linear Alquilbenzeno Sulfonato (LABSA), do qual também é fabricante. Sua capacidade anual de produção é de 230.000 toneladas de LAB e de 120.000 toneladas de LABSA. Adicionalmente, a empresa produz 10.000 toneladas/ano Alquilado Pesado (ALP), que se destina, principalmente, à produção de fluido térmico, graxas, aditivos lubrificantes e óleos têxteis.
Sobre a Cepsa Química
A Cepsa Química é líder mundial em seu setor e encabeça a mudança para uma química sustentável, com um claro compromisso pela luta contra a mudança climática e a transição para uma economia circular e não fóssil. A companhia lidera a produção mundial de LAB, a principal matéria-prima utilizada nos detergentes biodegradáveis, em que a Cepsa Química é pioneira. Também é número um na produção de cumeno, um produto intermediário utilizado na produção de fenol e acetona, as principais matérias-primas para a fabricação de plásticos de engenharia, das quais é o segundo produtor mundial. Atualmente a Cepsa Química emprega mais de 1000 pessoas e possui fábricas em sete países do mundo (Espanha, Alemanha, Brasil, Canadá, China, Indonésia e Nigéria).
A Cepsa é uma companhia internacional líder comprometida com a mobilidade e a energia sustentáveis, com sólida experiência técnica após mais de 90 anos de atividade. A companhia também conta com um negócio de química líder no nível mundial, com uma atividade cada vez mais sustentável.
Cepsa apresentou, em 2022, seu novo plano estratégico para 2030, Positive Motion, que projeta sua ambição de ser líder em mobilidade sustentável, biocombustíveis e hidrogênio verde na Espanha e Portugal, e de converter-se em uma referência da transição energética. A empresa situa os clientes no centro de sua atividade e trabalhará com eles para ajudá-los a avançar em seus objetivos de descarbonização. Os critérios de ESG inspiram tudo o que faz a Cepsa para avançar para seu objetivo Net Positive. Nesta década, reduzirá em 55% suas emissões de CO2 de alcance 1 e 2, e entre 15% e 20% as de alcance 3, com o objetivo de chegar a zero emissões líquidas em 2050.
Sobre a Petrobras
Petrobras é uma empresa brasileira e uma das maiores produtoras de petróleo e gás do mundo, dedicada principalmente à exploração e produção, refino, geração de energia e comercialização. Petrobras tem expertise na exploração e produção em águas profundas e ultra profundas como resultado de quase 50 anos de desenvolvimento das bacias offshore brasileiras, tornando-se líder mundial neste segmento.